top of page
Bandeirinhas coloridas do Sanjão
O nome "Sanjão" vem da corruptela caipira de São João.

A inspiração para a criação dessa casa vem do casal, Emerson e Stella. Ela uma administradora, empreendedora do ramo do turismo, ele um produtor rural e atleta, ultramaratonista de corrida de montanha. Quase todo o trabalho é feito por ambos, juntos, do planejamento à operação.

Uma história de muito amor

Emerson (vídeo) é o braço forte por trás de quase toda a reforma e construção do espaço, do pau-a-pique ao mobiliário. É também a alma sensível que dirige a escolha da decoração, do repertório da música ambiente (blues, jazz e chorinho) e da elaboração dos sucos naturais e das caipirinhas, preparados na hora, com ingredientes e sabores brasileiros. Além de ser o dono do sorrisão espontâneo de anfitrião inato, que dá as boas vindas aos nossos clientes.

A construção do Sanjão – em condições tão adversas quantos inusitadas –  resulta em uma identidade própria, muito particular. Uma realidade que está presente nos pratos, no atendimento, na música, na decoração e sobretudo no lugar rústico, brasileiro, não convencional.

Emerson e Stella, proprietários do Sanjão

O restaurante abriu as portas em janeiro de 2019 no Vale das Videiras, em Petrópolis, região serrana do estado do RJ. Em outubro de 2018, Emerson e Stella arrendaram um terreno, fora do centrinho comercial local, com o objetivo de construir ali o restaurante. Uma área ampla, à beira da estrada, tipo pasto, com o rio Fagundes passando nos fundos, uma ruína e só. Ali reconstruíram a antiga construção existente. Quase toda a obra foi feita por eles, com as próprias mãos, incluindo o fogão a lenha, as paredes de pau a pique e a maior parte do mobiliário. Sem capital, sem equipamentos, mas munidos de cumplicidade e determinação para realizar o projeto, eles trabalharam duro e conseguiram erguer o Sanjão.

Além do reconhecimento da clientela que logo se formou, em agosto de 2021 o restaurante é agraciado com o Travellers' Choice,  prêmio concedido pelo maior site de viagens do mundo, o TripAdvisor, a apenas 10% dos restaurantes no mundo.

Em novembro de 2021, porém, um revés quase pôs fim a jornada do pequeno negócio familiar. O contrato de arrendamento do imóvel terminou e, sem a possibilidade de renovação, o Sanjão é obrigado a desocupar o espaço, construído do zero com enorme esforço.

 

Seguindo com a vida, em fevereiro de 2022, o casal encontra uma charmosa casinha de colono, antiga, na estrada principal do bairro de Vera Cruz, distrito rural do município de Miguel Pereira, também no estado do RJ. E lá se vão os dois, com muito trabalho pela frente e muito amor, para a nova empreitada: reabrir o Sanjão. Os recursos financeiros que o casal tinham para fazer a obra e para se sustentar nesse período eram muito reduzidos e logo se esgotaram. Eles então, mais uma vez, puseram a mão na massa e, graças a uma bem sucedida campanha de financiamento coletivo foi possível arrecadar dinheiro, material e até mão de obra para concluir o trabalho. E em 16 de julho de 2022 o Sanjão reabre em Miguel Pereira, com as mesmas características: um lugar para toda a família: simples, acolhedor, cercado de natureza.

 

Em 7 de abril de 2024 o atendimento presencial é encerrado em Miguel Pereira, dando início a um plano de expansão chamado "Sanjão Mais Perto". Ele será desenvolvido em várias etapas, tendo a primeira delas já em atividade que é a entrega regular dos nossos produtos no Rio de Janeiro, Petrópolis e parte da região do Vale do Café. Acompanhe cada passo dessa nova jornada nas nossas redes sociais.

O Sanjão segue em pleno funcionamento!

Visite o Sanjão Mais Perto ou peça um orçamento para sua casa, empresa ou evento.

bottom of page