O Sanjão está aberto aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
Durante o festival, atenderemos nos demais dias da semana mediante agendamento prévio. As opções dos pratos tradionais da casa seguem sendo oferecidas sem alterações - consulte o nosso cardápio.
MAMÃE QUELÉ É OFERTA LIMITADA!
O prato exclusivo, criado para o Festival, será produzido em quantidade limitada. Para garantir, compre o seu prato com antecedência.
De 19 a 28 de maio de 2023. Venha!
Mamãe Quelé
Moqueado de peixe e palmito pupunha, servido com fufu de inhame e banana-da-terra, temperado com amendoim e coroado com torresmos de tilápia. Acompanha molho de pimenta ao mel.
Moqueado é um técnica indígena de assar o peixe na lenha, envolto na folha de bananeira. O fufu é um purê de inhame, banana-da-terra cozidos e amendoim, típico e muito popular na culinária africana. O molho é feito com pimenta malaguetinha e mel, servido à parte, para que cada pessoa se sirva como desejar.
O torresmo, que no prato de origem Iorubá é feito de pele de porco, aqui é substituído pelo couro da tilápia - peixe que foi trazido para o Brasil pelos portugueses, assim como o sal - que é o único ingrediente industrializado desta refeição.
O prato valoriza ingredientes locais e reúne as três matrizes da culinária folclórica brasileira: indígena, africana e portuguesa.
Com todo o nosso carinho e gratidão a esta diva da música brasileira, Mamãe Quelé é a homenagem do Sanjão à d. Clementina, também chamada de Rainha Quelé ou simplesmente Quelé.
Aqui o fufu coroado é uma alusão ao apelido da homenageada. Mais que isso, no entanto, ele está presente no prato como elemento que evoca a nobreza de povo, cultura e saberes ancestrais – que mãe ensina – que Clementina de Jesus representa.
DESFRUTE DO PRATO COM UM BOM VINHO
Para escolher o seu vinho, consulte a nossa carta de vinhos ou escolha direto da nossa adega. A Dom Assis Vinhos cuida da nossa adega e elabora as sugestões de harmonização com os pratos do Sanjão. Aprecie!